Exposição de bordados Matizes Bordados Dumont


Aproveitei o feriado de 21 de abril para ir na exposição do grupo Matizes sobre o Santos Dumont na Caixa Cultural na Praça da Sé, aqui em São Paulo, que vai até dia 6 de maio. Os trabalhos ilustram o livro “Alberto – Sonhos e Alinhavos – a ousadia de ir além do chão”, de Sávia Dumont,o projeto é uma homenagem ao centenário do vôo Santos Dumont com o 14 Bis.
São uns 17 quadros com bordados muito criativos que utilizam diversos tipos de tecidos e fios, com pontos simples e rústicos produzindo texturas e relevos muito bonitos. Eles já passaram por várias cidades, inclusive Paris, o que pode explicar alguns desfiados e enrugados nos trabalhos.
"O grupo Matizes Dumont é formado por seis artistas da mesma família de Pirapora (MG): a mãe, Antônia Zulma Diniz Dumont, e cinco filhos, Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes. Para bordar as histórias, os artistas apostaram em técnicas antigas para retratar o cotidiano e os sentimentos, recriando a diversidade cromática da pintura, a partir da observação da natureza. Os bordados são baseados nos desenhos do artista Demóstenes Dumont Vargas e a partir deles as telas são criadas com linhas de cores fortes e texturas variadas. Depois de prontas, são fotografadas e viram ilustrações de livros. " ( tirei daqui )
Vale a pena visitar e aproveitar para conhecer o museu onde a exposição está instalada: é a agência central do banco original com todos os móveis, máquinas e ambientes de época. Fui também na Catedral da Sé que está muito bonita e andei na praça que foi reformada recentemente. Foi um ótimo passeio.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Que lindos bordados Cecília, ao vivo devem ser muito mais bonitos! A família Dumont é da mesma árvore genealógica que a minha, dá pra ver que todo mundo tem muito talento!!!! rsss... beijocas!

Luísa Silva disse...

Só me ocorre dizer uma coisa: que pena o Brasil ser tão longe.

Anônimo disse...

Olá Cecilia, tudo bom? Estou começando a bordar e adorei encontrar teu blog! Tenho tantas dúvidas e não consigo sanar... Como posso te contactar? Um abraço!

Maria Alice

www.casacomdesign.com.br

Cecilia disse...

Andrea, que família ilustre hein!
Belém, eles têm livros publicados também.
Maria Alice, escreva-me: cecilia@quiltaeborda.com