Exposição de bordados Matizes Bordados Dumont


Aproveitei o feriado de 21 de abril para ir na exposição do grupo Matizes sobre o Santos Dumont na Caixa Cultural na Praça da Sé, aqui em São Paulo, que vai até dia 6 de maio. Os trabalhos ilustram o livro “Alberto – Sonhos e Alinhavos – a ousadia de ir além do chão”, de Sávia Dumont,o projeto é uma homenagem ao centenário do vôo Santos Dumont com o 14 Bis.
São uns 17 quadros com bordados muito criativos que utilizam diversos tipos de tecidos e fios, com pontos simples e rústicos produzindo texturas e relevos muito bonitos. Eles já passaram por várias cidades, inclusive Paris, o que pode explicar alguns desfiados e enrugados nos trabalhos.
"O grupo Matizes Dumont é formado por seis artistas da mesma família de Pirapora (MG): a mãe, Antônia Zulma Diniz Dumont, e cinco filhos, Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes. Para bordar as histórias, os artistas apostaram em técnicas antigas para retratar o cotidiano e os sentimentos, recriando a diversidade cromática da pintura, a partir da observação da natureza. Os bordados são baseados nos desenhos do artista Demóstenes Dumont Vargas e a partir deles as telas são criadas com linhas de cores fortes e texturas variadas. Depois de prontas, são fotografadas e viram ilustrações de livros. " ( tirei daqui )
Vale a pena visitar e aproveitar para conhecer o museu onde a exposição está instalada: é a agência central do banco original com todos os móveis, máquinas e ambientes de época. Fui também na Catedral da Sé que está muito bonita e andei na praça que foi reformada recentemente. Foi um ótimo passeio.

Patchwork básico

Ganhei esse lindo arranjo de flores de um casal de amigos que vieram almoçar em casa no último sábado. Não deu tempo para eu mostrar a colcha da minha cama para a Vani então resolvi colocá-la aqui para mostrar.
A colcha é o resultado do curso básico, o primeiro que fiz logo que terminei o meu mestrado em 2001. De lá para cá não parei mais de costurar. Demorei para terminar porque o projeto do curso eram oito blocos, fiz mais oito e tive que aprender a quiltar sozinha. Ela é muito valente, vai da máquina de lavar para a de secar e volta para a cama sem reclamar.

Colocador de linha


Fazia tempo que eu via essa traquitana nas revistas japonesas e pensava se poderia ser uma boa ferramenta. É maravilhosa! É só colocar a agulha com a ponta para cima, a linha no meio e apertar a alavanca e sua linha está passada pelo buraco da agulha! E ainda tem uma ranhura para cortar a linha: não precisa de tesoura. Será que pode levar no avião na mala de mão?
O meu veio do Japão, por aqui não sei onde tem, ouvi dizer que a Paulinia vai trazer, nos States olhe aqui.

Bolsa de tecido


Fiz essa bolsinha antes da Páscoa. Aprendi na aula da Rute. É uma graça, não tem manta, é fofinha por causa dos elásticos dos quatro bolsos externos que ela tem. Preciso testar usando para ver se é prática.